Projeto VER DE PERTO

FAZENDA EXPERIMENTAL DE VARGINHA-MG

recebe alunos de escolas públicas - semana Café com Tudo - Maio /2016

FAZENDA EXPERIMENTAL DE VARGINHA-MG

recebe alunos do CAIC I, em projeto social Trilha do Conhecimento realizado pela empresa

COOPER STANDARD, em 08/04/2016, sobre a importância da Preservação Ambiental.

FAZENDA EXPERIMENTAL DE FRANCA-SP

recebe alunos do Colégio Agrícola, em 02/04/2016

FAZENDA EXPERIMENTAL DE VARGINHA EM PARCERIA COM A CASA DA CULTURA

Recebe visita de crianças da Escola Gabriel Penha de Paiva

A Fundação Procafé e a Casa da Cultura está desenvolvendo em parceria, atividades para os Alunos da Escola Coronel Gabriel Penha de Paiva que abrangem: técnica sobre coleta e preparo de amostras de solos e folhas para análise em laboratório ( atividades no campo ), importância da análise de solo e de folhas para efetuar a correção adequada na lavoura e com o Título " Conhecimento é o princípio da proteção " a diversidade do Patrimônio Histórico de Varginha, sensibilização para a preservação do nosso patrimônio histórico. Gostariamos de agradecer a Simone Goulart da Fadesc, a Casa da Cultura de Varginha, a Associação Cultural da Bateria nota Dez e Multivias e a Escola Gabriel Penha de Paiva pela iniciativa.

Fazenda Experimental de Varginha recebe visita de crianças

Projeto Jovens + Educação, da Associação Hanns R. Neumann Stiftung do Brasil.

A Fazenda Experimental de Varginha esteve movimentada no dia 14 de novembro, com a presença de 45 estudantes da cidade de Perdões-MG, todos filhos de cafeicultores das comunidades rurais apoiadas pelo Projeto Jovens + Educação, da Associação Hanns R. Neumann Stiftung do Brasil.

A visita à FEV foi acompanhada pela coordenadora do projeto, Léa Freire de Oliveira Gomide e por Juliana de Lourdes Primo Pereira.

O grupo de crianças/adolescentes foi recebido pela equipe da Fundação Procafé: Cláudia, Gilberto e pelos Engs. Agr. Edson e Iran. Para dar boas vindas ao grupo, a Fundação Procafé  ofereceu um belo café da manhã antes do início das apresentações.

Da semente ao café colhido

Os Pesquisadores da Fundação Procafé Eng. Agr. Iran Bueno Ferreira e Edson Costa de Figueiredo iniciaram suas apresentações sobre o sistema produtivo do café, apresentando uma amostra de semente de café, como é realizado o processo de semeadura e formação de mudas. Mudas clonadas também foram apresentadas como uma nova técnica de pesquisa estudada pela Fundação Procafé.

Várias explicações foram realizadas sobre a importância de todo o ciclo da cafeicultura, a importância dos tratos culturais e do controle de pragas e doenças, florada, colheita, beneficiamento. Os Pesquisadores mostraram para as crianças uma folha infestada pelo Bicho mineiro, a Estação de Avisos Fitossanitários, o processo de irrigação e muitas outras pesquisas desenvolvidas por esta estação Experimental.

A sustentabilidade e a preservação do meio ambiente também foram pontos tratados durante a visita, além de educativo o projeto Café na Escola assume um papel importante na formação de novos agricultores...

Juliana Pereira

“A visita a fazenda foi um sucesso!

Todos nós aprendemos muito com este dia de campo, as crianças adoraram...”

José Edgard Pinto Paiva – Presidente da Fundação Procafé

“O mais importante é a semente da educação no campo que plantamos...”