Franca - SP

Em Dezembro de 2013, a Fundação Procafé firmou um convênio com a Fundação do Café da Alta Mogiana, a partir do apoio da COCAPEC (Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas). Em uma área de quase 20 hectares surge a partir deste convênio a Fazenda Experimental de Franca. (FEF)

O objetivo do convênio é promover a difusão de tecnologias na cultura do café para cafeicultores da região da Alta Mogiana, que representa condições edafoclimáticas diferentes das Fazendas Expeimentais de Varginha e Boa Esperança.

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA:
    Município de Franca – São Paulo.
    Latitude 20º 28’ 19’’S
    Longitude 47º 24’ 33’’O

ENDEREÇO: Avenida Doutor Sidney Romeu Andrade, nº S/N, Jardim Marambaia, CEP 14.409-652

• ÁREA: 19,75 ha.
  • ALTITUDE:  1025 metros (média)
  • VEGETAÇÃO NATURAL: Cerrado
  • RELEVO: Suave ondulado
  • SOLO: Teores de Fósforo, Potássio, Cálcio e Magnésio são baixos. O pH é baixo e o índice de Alumínio é alto. A matéria orgânica é baixa.
  • TIPO DE SOLO: Latossolo Vermelho
  • CLIMA:  Clima tropical de altitude, com invernos secos, verões chuvosos e temperaturas moderadas durante todo o ano. A temperatura média anual é de cerca de 20 °C. De acordo com a classificação climática de Köppen.

Com a dedicação de técnicos e colaboradores o trabalho transformou a área buscando o objetivo de gerar tecnologia regionalmente, apesar do pouco tempo de convênio os ensaios já estão em andamento.