2º Curso de Atualização em Cafeicultura do Cerrado

Relatório do 2º Curso de Atualização em Cafeicultura do Cerrado

– “Manejo tecnológico da lavoura cafeeira”-

Foi realizado, no dia 28 de novembro de 2014, o 2º Curso de atualização Manejo Tecnológico da Lavoura Cafeeira na região do Cerrado, com a organização da Fundação Procafé, em colaboração com a CACCER, EXPOCACCER e Sebrae/Educampo e com o apoio essencial do MAPA/Funprocafé, através de Convênio SICONV nº 811207/2014.

O curso foi realizado no auditório do Centro de Excelência do Café, na Fazenda da Epamig, em Patrocinio-MG,  no período entre 8 hs e 18 hs.

Constaram do programa 8 palestras, através de 9 palestrantes, técnicos especializados em cafeicultura, da Fundação Procafé, da Uniube, da UNESP Jaboticabal e do Sebrae-Educampo, conforme temas e respectivos apresentadores, constantes do Programa em seguida.

No final de todas as palestras, aconteceu um debate dos temas e respostas às indagações dos participantes.

PROGRAMA DO CURSO

08:00 - Inscrições

9:00 - 9:40 - Variedades de Café - Eng Agr  Iran Bueno Ferreira - Fundação Procafé.

09:40 - 10:40 - Doenças do cafeeiro e seu controle - Eng. Agr. José Braz Matiello – MAPA/ Fundação Procafé.

10:40 - 12:00 - Equilíbrio na adubação do cafeeiro -    Eng. Agr. Roberto Santinato - MAPA/Procafé.

12:00 - 13:30 – Almoço.

13:30 - 14:30 -  Como obter água para a Irrigação do Cafeeiro – Prof. André Luis Teixeira Fernandes – UNIUBE.

14:30 - 15:30 - Hormônios e bio-estimulantes na lavoura cafeeira – Eng. Agr. Luis Américo Pasetto - Consultor em cafeicultura.

15:30 - 16:30 - Mecanização da colheita do café – Eng. Agr. Felipe Santinato – Universidade de Jaboticabal-SP.

16:30 - 17:30 - Gerenciamento de propriedades e custo de produção- Rodrigo Ticle, Caio Lazzarini e Elisa Veronezzi  - Projeto Educampo Sebrae.

17:30 - 18:00 - Debates com os participantes.

PARTICIPANTES E ORGANIZAÇÃO

Participaram do curso 90 pessoas (técnicos e produtores líderes da região), sendo consultores, técnicos de cooperativas, técnicos de empresas e de Fazendas de café.

A Abertura foi realizada pela coordenação local do curso, representada pela Eng. Agr. Elisa Veronezi e pela Fundação Procafé, através do Eng. Agr. José Braz Matiello.

As palestras foram efetuadas com apoio áudio-visual e com temas de interesse regional. No curso foi distribuído o boletim sobre Questões tecnológicos na lavoura cafeeira, elaborado com o apoio do Convenio Mapa/Funprocafé, em 2013.

Houve grande interesse dos participantes, os quais, inclusive, solicitaram que seja, novamente, feito outro curso no ano vindouro.

Nos anexos, em seguida, pode-se observar o modelo do convite do Curso, do crachá, do diploma e as fotos do evento, bem como a lista de presença ao curso.

Atuaram na organização e apoio ao evento: Sabrina Caixeta, Isadora Arocena, Polliana Dias, Caio Lazarini (Agrônomo Educampo Expocaccer), Elisa Veronezzi  (Agrônoma  Educampo  Expocaccer) e Rosiana O. P. R. Almeida, pela Fundação Procafé